terça-feira, 17 de março de 2009

Capes lança edital para pesquisa internacional em Matemática

Segunda, 16 de Março de 2009 18:23
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tornou pública nesta segunda-feira, dia 16, a seleção de projetos em matemática para cooperação entre França e Brasil conjuntamente com representantes da Argentina, do Chile, do Peru e do Uruguai, o Programa MATHAMSUD/CAPES. O intuito é incentivar e reforçar a colaboração e a formação de redes em pesquisa-desenvolvimento em matemática, por meio da apresentação de projetos conjuntos de pesquisa.
O Programa MATHAMSUD/CAPES visa desenvolver a colaboração em matemática por meio de intercâmbios de pesquisadores e de doutorandos, assim como com a troca de informação entre os países da América do Sul e França. Os projetos de pesquisa devem conter um componente regional entre a França e pelo menos dois países sul-americanos associados. Está explicito o interesse em favorecer na América do Sul a sinergia com outros programas regionais e multilaterais da matemática, em particular com a União Européia além de assegurar a continuidade das redes de cooperação científica com a participação de jovens pesquisadores.
A cooperação pode ser na forma de projetos conjuntos de pesquisa ou na realização de ateliês ou de escolas intensivas. O programa está aberto a todas as áreas da matemática. Podem se candidatar unidades e laboratórios de pesquisa, públicos ou privados, vinculados a estabelecimentos de Ensino Superior, a organismos de pesquisa ou às empresas. A proposta deverá associar pelo menos um grupo de pesquisa francês e no mínimo dois grupos de pesquisa de países sul-americanos participantes, assim como deve indicar um responsável científico por país (Diretor Científico) e dentre todos os participantes, também indicar o Coordenador Internacional.
A proposta deve ser apresentada pelo pesquisador brasileiro à Capes, usando o formulário único disponível em anexo ao edital. A duração máxima é de dois anos, e o coordenador internacional deverá encaminhar relatório anual de atividades. Ao final de cada ano, o Programa decidirá se renovará o financiamento para o ano seguinte.
Para se inscrever no Programa MATHAMSUD/CAPES, o Coordenador Internacional deverá entregar o formulário completo em inglês, assim como os CV de cada participante, à secretaria do Programa MATH-AmSud em Santiago, Chile. Cada Diretor científico nacional deverá enviar ao seu organismo de referência o formulário devidamente preenchido e redigido na sua língua, considerando as modalidades de apresentação de cada país.
As inscrições vão até o dia 15 de maio. O formulário encontra-se disponível no site do Programa MATH-AmSud www.mathamsud.org.
Confira o edital completo.

2 comentários:

  1. 17 de março de 09

    Terça feira, lamentavelmente por causa de motivos de relevante importância, o professor Júlio Rocha chegou poucos minutos atrasado e um grupo de alunos já tinha ido embora, dando procedimento a aula houve o recolhimento da avaliação número 2, que foi repassada logo em seguida para os alunos corrigirem. Para nos auxiliar na forma de correção e tirar duvidas, ele explicou a forma exata de se fazer o cabeçalho e desenvolver um comentário com eficiência. Ao decorrer da aula os alunos relatavam alguns tópicos da avaliação do colega em que se tinha duvida, ou se achava estar errado, e o professor comentava.

    Aluno Saimo Melo Lopes

    ResponderExcluir
  2. ASSEMBLÉIA DOS DISCENTES DO CURSO DE MATEMÁTICA

    Aconteceu ontem (18/03/09), na sala do 7º período a I Assembléia dos Estudantes do Curso de Matemática de 2009, onde teve como pontos a serem apreciados e discutidos por todos: 1) Informes Gerais, 2) Colóquio de Matemática, 3) Eleição dos dois representantes discentes para reunião de Departamento e 4) Formação da Comissão Eleitoral para Eleição do Centro Acadêmico.

    Apesar de tacharem os estudantes de matemática como não estarem nem ai pra política, participação e cidadania os veteranos do demonstraram um grande empenho em organizar este momento de discussão para tratar dos assuntos do interesse do coletivo.

    A participação dos acadêmicos

    Ouve uma participação expressiva dos estudantes do curso, destaque para nós do primeiro período que marcamos presença e colocamos nosso representante o Estudante Edson como um dos dois na reunião do Departamento de Matemática.

    Colóquio de Matemática

    Este assunto foi tratado no primeiro momento superficialmente com o intuito de despertar o interesse dos estudantes. Onde em julho (com dada a ser definida) acontecerá o 52º Colóquio de Matemática no Rio de Janeiro/RJ. Onde a nova direção do C.A. irá organizar os participantes do nosso curso nesse evento. Com certeza outras discussões serão feitas sobre os detalhes desse evento.

    Centro Acadêmico de Matemática

    O que é o Centro Acadêmico? É a organização dos estudantes de um Curso Superior com objetivo de representar os estudantes, buscando sempre defender os interesses de todos e envolver o conjunto dos acadêmicos, no nosso caso o curso de Matemática. O empenho dos colegas veteranos foi fundamental com o intuito de fazer o Curso de Matemática finalmente reativar seu centro Acadêmico, e, por unanimidade escolheu três colegas veteranos para fazerem parte da Comissão Eleitoral que irá deflagrar o processo eleitoral para a Eleição da Diretoria do Centro Acadêmico. Todos podem participar!

    MAURICIO MARINHO
    Telefones: 92258654
    Email: mauriciomarinho33@gmail.com

    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++
    Um incentivo a participação, uma mensagem a todos os colegas do 1º Período
    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    OS INDIFERENTES

    ODEIO OS INDIFERENTES.
    ACREDITO QUE VIVER SIGNIFICA TOMAR PARTIDO.
    INDIFERENÇA É APATIA, PARASITISMO,
    COVARDIA. NÃO É VIDA.
    POR ISSO, ABOMINO OS INDIFERENTES.
    DESPREZO OS INDIFERENTES, TAMBÉM,
    PORQUE ME PROVOCAM TÉDIO
    AS SUAS LAMÚRIAS DE ETERNOS INOCENTES.
    VIVO, SOU MILITANTE.
    POR ISSO, DETESTO QUEM NÃO TOMA PARTIDO.
    ODEIO OS INDIFERENTES.”

    ANTONIO GRAMSCI (1891-1937)

    ResponderExcluir