segunda-feira, 9 de março de 2009

Mensagem inicial

Seja Bem-vind@!!!

Em cima do solo e debaixo do sol de Rondônia, este local internético sempre disporá socialmente, perante quem queira e quem saiba ver, o avanço da construção diária das nossas atividades primeiras de aprendizes em Matemática –brevemente pesquisadores e profissionais maiores, parcela da elite intelectual de Rondônia.

Exporemos debates, aulas, materiais e pensamentos socializáveis de modo que possamos recuperar o caminho percorrido, podendo traçar um parâmetro de crescimento dos labores primevos desde a entrada no Curso da UNIR até onde cansarmos do instrumental e podermos e soubermos e termos consciência da necessidade de desenvolver o nosso próprio blog.

Cada item de debate subirá aos comentários trazido por quem acredita na construção permanente de um mundo melhor pelo intercâmbio de perspectivas. Agindo assim, respeitando os pontos de vista, nós nos acostumamos a ver que a violência e a corrupção dos escaninhos do poder devem ser relegadas ao passado, do século XX aos períodos mais bárbaros.

Blog é palavra oriunda da expressão “web log”. Nasceu como espécie de diário pessoal. Segundo o sítio https://www.blogger.com, trata-se de uma tribuna diária, um espaço interativo, um local para discussões políticas, um canal com as últimas notícias, um conjunto de links. As nossas idéias no que há de mais destacável num certo momento; mensagens para o mundo.

“O blog é um site onde você está sempre escrevendo coisas. As novidades aparecem na parte de cima, para que os visitantes vejam. Em seguida, os visitantes fazem comentários sobre a novidade, acrescentam um link ou enviam emails. Ou não. Desde o lançamento do Blogger, em 1999, os blogs redesenharam a Web, dinamizaram a política, sacudiram a imprensa e deram voz a milhões de pessoas.”

Um espaço como este, há várias formas hoje, blogs ou demais alternativas de escrever a pessoas que se interessam pela socialização da informação, do conhecimento, da sabedoria ou de puras bobagens, vem sendo empregado como rincão da política ou do entretenimento ou ainda do reconhecimento da necessidade da catarse coletiva dos sentimentos graúdos ou miúdos de cada qual.

No nosso caso, espero dependuremos materiais, descrição de aulas perenizadas, mais que nada será (esperamos) momento de publicização de matéria boa para trabalharmos juntos onde quer que estejamos, em casa ou na rua, no trabalho ou na China.

Vamos à l(ab)uta!

a) Júlio, o Rocha

12 comentários:

  1. Bom, estamos iniciando uma nova jornada.

    quero o meio ponto prometido ;)
    Anderson Marques Rogério

    ResponderExcluir
  2. ...disporá socialmente, perante quem queira e quem saiba ver...

    No lugar de quem queira, deveria ser "o qual queira"

    Pergunta: pelo que entendi solecismo pespegado seria um erro grave de sintaxe, é isso mesmo]

    se estiver certo, quero o meio ponto prometido ;)
    Anderson Marques Rogério

    ResponderExcluir
  3. Resumo da programação da semana da calourada nos dias: 09 e 10.
    A semana da calourada é realizada com a contribuição participativa dos calouros veteranos e organização do (PROCEA)Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis e tem como objetivo dar as boas vindas e apresentar a instituição e seus setores aos calouros.
    A Semana da Calourada possui várias programações:
    No dia 09 foi realizada a apresentação da Mesa de Boas Vindas com a presença da Reitoria e dos integrantes do PROCEA, PROGRAD, PROPESQ e DCE.Explicação de como funciona a Conexão de Saberes e os cursos de pré-vestibular comunitários juntamente com a apresentação de danças,exposições de artesanatos, biojóias e a realização do Trote Solidário que é uma forma de ajudarmos a comunidade com doações de sangue.
    No dia 10 houve a programação dos cursos específicos, realização de torneios esportivos, teatro e malabaris e novamente as exposições de biojóias e do Trote Solidário.

    Postado por: KECIANNY DE MELO GUARENA
    UNISERSIDAE FEDERAL DE RONDÔNIA
    Curso: Matemárica 2009/1
    keciannymg@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. SEMANA DA CALOURADA: A semana da calourada iniciou-se no dia 9 de março de 2009 e terminará dia 13 do mesmo mês.essa semana é organizada principalmente pelos veteranos através do PROCEA(Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis).E tem como objetivo principal,o introsamento dos calouros com os veterando.No decorrer da semana,estará sendo realizada apresentações artística,desafios nos esportes entre calouros e veteranos e o temido trote aplicado de diversas formas diferentes pelos veteranos sobre os novos acadêmicos.com os aspectos apresentados,nota-se a importância desta semana para todos os acadêmicos da universidade federal de rondônia.


    ALUNO:marcelo costa do nascimento
    CURSO:Matemática;primeiro período

    ResponderExcluir
  6. FRANCISCO EDSON DA SILVA TEIXEIRA
    UNIR- MATEMÁTICA-2009/1

    No dia 02/03/09, tivemos o início das aulas na UNIR, no 1° período do curso de Matemática. Conhecemos a universidade e nossa sala de aula e interagimos com a coordenação do curso de matemática, que apresentou informações sobre o curso e de alguns professores.
    Nosso maior temor logo de inicio foi o famoso trote que fez com que alguns alunos faltassem e os que se encontravam na UNIR ficassem apreensivos, mas, nada ocorreu no primeiro dia. Percebemos que nossa sala de aula passara por uma reforma e estava com cadeiras novas e ar-condicionado. Fiquei contente com essa nova “cara” que a UNIR apresentou.

    Aula do dia 03/03/09. No segundo dia de aula conhecemos o professor Julio Rocha de Língua Portuguesa que teve seu primeiro contato com a turma de calouros e expôs um pouco da sua forma de trabalho, colocando idéias sobre avaliação, presença e atividades. O professor demonstrou ser uma pessoa acessível e logo disponibilizou seu telefone pessoal e e-mail. Esta ação é muito importante para os estudantes, pois, permite maior proximidade e oportuniza uma maior, e melhor, comunicação entre professor e aluno. Ficou proposto para que os alunos escolhessem a melhor forma de avaliação para a disciplina e formas de flexibilização dos conteúdos programáticos que a turma vai seguir no decorrer do semestre

    Aula do dia 09/10/09, fomos convidados a participar do Projeto Calourada 2009 promovido pela PROCEA, que apresentou uma série de atividade durante o dia. Conheci um pouco sobre o PROCEA (Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis) que foi criada pela resolução 049/CONSAD, de dois de março de 2007, considerando a nova estrutura organizacional, proposta pela UNIR. A PROCEA tem a atribuição de coordenar e consolidar as políticas culturais, estudantis e de extensão da universidade. Funciona com três coordenações: Coordenação de Cultura – que é o órgão responsável pelo planejamento, execução e controle das atividades de extensão na UNIR. Coordenação de Cultura – que é o órgão responsável por formular, gerenciar e avaliar as atividades culturais. Coordenação de Assuntos Estudantis – que é o órgão responsável por desenvolver políticas e programas de assistência aos estudantes a fim de garantir o acesso e a permanência destes na universidade. Adquirir essas informações foi muito importante para mim, pois, permite-me conhecer um pouco mais da estrutura organizacional da UNIR.

    Aula do dia 10/03/09, após a aula de Geometria Euclidiana durante o tempo reservado a aula de Língua Portuguesa fomos liberados pelo professor para participar da programação do projeto Calourada 2009, promovida pelo PROCEA (Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis) que realizou uma série de atividades durante o dia, tais como, explanação sobre extensão universitária, conexões de saberes e pré-vestibular comunitário teve, também, música, teatro, exposição de biojóias, artes plásticas, fotografias e o trote solidário que foi a doação de sangue pelos universitários, que considero uma ação muito importante, pois, propicia maior integração da universidade com a sociedade de forma solidaria

    ResponderExcluir
  7. No dia 02/03/09 iniciamos as aulas. Referindo-se a portugues, foi explicado a metodologia de ensino bem como meios avaliativos entre outros.

    No dia 03/03/09 deu-se continuidade a explicação.

    Ontem, dia 09/03/09 houve a Calourada que foi promovida pelo PROCEA. Teve varias atividades entre elas a que participei que foi musica e exposição de biojóias além de capoeira.

    Hj, dia 10/03/09 deu-se continuidade a programação de ontem com enfaze no trote solidário, que foi uma doação coletiva de sangue pelos universitários.

    Anderson M. Rogério

    ResponderExcluir
  8. Uma grande jornada começa com o primeiro passo...

    O primeiro passo foi dado, para a maioria um novo começo, uma minoria um aperfeiçoamento e para mim um recomeço.

    A primeira semana, é e foi o primeiro contato com a instituição, seus departamentos e setores, o conhecimento primeiro com os professores e qual norte eles, junto com a turma irão tomar e seguir.

    Como estamos em plena SEMANA DA CALOURADA, estivemos rapidamente (não vou mentir) no auditório Paulo Freire participando no dia da Abertura, conhecendo um pouco da Instituição seus departamentos, setores e a representação estudantil (DCE). Nesta sexta (amanhã) terá uma atividade cultural na escadaria da UNIR CENTRO.

    Por enquanto fico por aqui! Um forte abraço a todos.

    MAURICIO MARINHO
    email: mauriciomarinho33@gmail.com
    msn: novavidamauricio@hotmail.com
    Skype: cybermau

    ResponderExcluir
  9. 02 de março de 09

    Início do ano letivo na unir, professor Júlio Rocha se apresentou para a sala como ministrante da disciplina de língua portuguesa. Apresentando a ementa do curso e relatando o objetivo do mesmo e fatos importantes que iriam ocorrer no decorrer do semestre. Além disso comunicou a turma suas formas de avaliação sendo elas: diagnóstica, continuada, formativa, somatória, auto avaliativa, trabalhos escritos individuais ou em grupos e seminários, sendo a somatória decidida pela turma. Expôs a bibliografia do curso dividindo as obras em básicas e especializadas para a disciplina e especificas da área.

    Saimo Melo Lopes
    Matemática 2009

    ResponderExcluir
  10. Resumo da aula do dia 16/03/09

    Hoje entregamos respondidas as questões da nossa 1°avaliação de língua portuguesa, referente às questões desse mundo virtual em que temos o prazer de fazer parte.Surpreendentemente elas nos foram arremetidas, porém aleatoriamente para que nós mesmos fizéssemos as correções devidas nas respostas de cada questionário,analisando acentuação, coesão ortográfica etc.
    Foi passado também uma nova avaliação para comentarmos uma frase do filósofo Marx.
    No encerramento da aula ficamos sabendo que as correções poderiam ser feitas em casa e que o comentário sobre a frase de Marx pode ser entregue na próxima aula.
    Postado por: KECIANNY DE MELO GUARENA
    Universidade Federal de Rondônia
    Curso:Matemática 2009/1
    keciannymg@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Resumo da aula do dia 22/03/09.

    No dia de hoje discutimos e resolvemos alguns problemas que estavam sendo questionados em sala de aula sobre a forma de trabalho do professor.Também nos foram apresentados um conteúdo bibliográfico riquíssimo, onde tivemos oportunidade de visualizar através do data show as capas dessas relíquias e de uma forma bem interessante o professor fez breves comentários do que haviam no interior de cada uma delas, fazendo assim com que se nos despertasse interesse por alguma dessas obras, saberemos fazer a melhor escolha.
    Semelhantemente como em todas as aulas levamos para casa um assunto para pesquisa e o nosso tema de hoje é coesão e coerência.

    Postado por:Kecianny de Melo Guarena
    Universidade Federal de Rondônia
    Curso:Matemática 2009/1
    keciannymg@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Resumo da aula do dia 24/03/09.

    Na aula de hoje, aprendi de uma forma mais interessante como redigir uma redação, conforme a forma técnica do professor que trabalha curiosamente criando a princípio a conclusão,depois o desenvolvimento,posteriormente a introdução para finalmente poder escolher o seu título.No início achei que não ia haver coerência textual,porém surpreendentemente finalizamos com uma redação bem interessante sobre cidadania e educação.

    Postado por:Kecianny de Melo Guarena
    Universidade Federal de Rondônia
    Curso:Matemática 2009/1
    keciannymg@gmail.com

    ResponderExcluir